A Boa do Dia

Homem distribui livros em barbearias para incentivar crianças.

Publicado

em

Um dia, no Bronx, um professor da primeira série sentou-se em uma barbearia para aparar e um de seus alunos entrou, sentou-se e começou a parecer impaciente.

Ele pensou consigo mesmo que era uma oportunidade perfeita para praticar a leitura, um pensamento que mudou a vida de Alvin Irby e, em cinco anos, ele está enchendo dezenas de barbearias em todo o país com livros gratuitos para reduzir o analfabetismo infantil.

Barbeshop

Sua organização sem fins lucrativos, Barbershop Books , entregou 50.000 livros gratuitos para mais de 200 barbearias em bairros predominantemente negros em 24 estados, aproveitando o fato de que nas comunidades negras americanas, as barbearias são como centros comunitários onde as pessoas se reúnem naturalmente.

“A Barbershop Books inspira meninos negros e outras crianças vulneráveis ​​a ler para se divertir”, disse Irby à CNN, que recentemente homenageou o homem como um herói da CNN. “Instalamos um espaço de leitura adequado para crianças na barbearia.”

A chave para os espaços de leitura são as estantes que exibem as capas dos livros em vez das lombadas, ajudando as crianças que podem estar interessadas em ler a aproveitar a oportunidade para si mesmas, estejam elas na cadeira do barbeiro ou esperando pelo pai ou amigo.

Anúncios

Irby ensina os barbeiros em todas as lojas como ajudar a incentivar as crianças a ler, por exemplo, perguntando se elas gostam de ler ou o que acham de um dos livros da loja. Os barbeiros também são fundamentais por outro motivo.

“Estamos colocando os livros em um espaço centrado no homem”, disse Irby à CNN . “Menos de 2% dos professores são homens negros e muitos meninos negros são criados por mães solteiras. Meninos negros não veem homens negros lendo.”

No fundo, a ideia não é apenas enriquecer a mente de uma criança, mas melhorar sua proficiência na escola, onde Irby, que ensina no jardim de infância e na primeira série, diz que é praticamente o único lugar onde as crianças veem a leitura acontecendo. Ele diz que se a única vez que uma criança praticar piano for na aula de piano, seu progresso será muito, muito lento.

Por mais sofisticado que seja o programa, a paixão de Irby ainda é derivada de interações como aquela que deu início a tudo – do tipo que acontece na barbearia.

Fonte

Anúncios

Destaques

Sair da versão mobile