Você sabia que os órgãos de uma pessoa morta podem salvar a vida de outras vinte pessoas? Esta pessoa doar córneas, coração, fígado, pulmão, rim, pâncreas, ossos, vasos sanguíneos, pele, tendões e até cartilagem. Por tudo isso, o simples fato de doar órgãos pode ser tão importante, ajudando muitas vidas.
No Brasil, 33 mil pessoas estão na fila de espera por algum órgão e isso é muito preocupante, já que sem os órgãos necessários, as pessoas podem até mesmo morrer. Caso você queira ser um doador de órgãos, você deve falar com sua família, como alerta Deise de Boni, coordenadora do serviço de transplante renal do Hospital São Francisco na Providência de Deus:
“É muito importante que quem deseja ser doador de órgãos converse com seus parentes, porque são eles que autorizam a doação. É difícil a família contrariar um desejo que a pessoa tinha enquanto estava viva. O que falta para as pessoas é informação.”
No dia de hoje é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos e por isso esta prática deve ser estimulada. Também é possível doar alguns órgãos em vida, mas devem ser feitos muitos exames que atestem que aquele órgão “não fará falta” a pessoa.
Fotos: Reprodução Internet


