Não haveria data melhor para comemorar o Dia Mundial dos Animais se não fosse na mesma em que celebramos o Santo Padroeiro dos bichos, São Francisco de Assis.
Giovanni di Pietro di Bernardone, como era batizado, demorou para entrar para a Igreja, mas depois que conheceu o catolicismo, passou a fazer obras incríveis que favoreciam especialmente os mais pobres e os animais. Como frade católico, Giovanni era chamado Francisco de Assis e viu sua vida mudar por completo depois que fez um voto de pobreza.
É difícil acreditar, mas diversas publicações dizem que ele levava uma vida um tanto quanto rebelde antes de se converter, mas foi a partir de seu contato com Deus que teve sua fé e sua vida renovadas. Ele criou a Ordem dos Franciscanos, seguida em diversos lugares do Mundo e, em 1228, foi canonizado Santo e reconhecido como o protetor dos animais e da natureza.
O Dia 04 de outubro é reconhecido não apenas como o Dia de São Francisco de Assis e o Dia Mundial dos Animais, mas também o Dia da Natureza e o Dia do Cachorro. Desde 1931, o Dia Mundial dos Animais entrou para o calendário e faz com que muitas Igrejas católicas recebam pets para que sejam abençoados pelos Padres.











