Natureza Incrível

Explorado: a história triste e sombria do ‘verdadeiro Dumbo’ é de fazer qualquer um chorar

Publicado

em

O maior elefante do mundo e sua vida de controvérsias

Jumbo pode te fazer lembrar algumas coisas, mas talvez você não saiba o que está por trás dessa palavra. O elefantinho simpático de um dos filmes mais famosos da Disney, o pequeno Dumbo, e a aeronave Boeing 747 foram inspirados no “maior elefante do mundo”, como Jumbo era chamado em Londres, onde virou uma celebridade.

Jumbo foi capturado na África em 1865, quando ainda era um filhote, e chegou até a Inglaterra. Muitos mistérios acompanharam a vida do elefante, desde o motivo de sua morte até o fato de ser o “maior elefante do mundo”. Pensando nisso, a BBC realizou um documentário com o naturalista britânico David Attenborough, que reuniu especialistas de diferentes áreas para examinar o esqueleto de Jumbo, que está no Museu de História Natural de Nova York.

Os resultados dessa investigação, no entanto, causaram uma grande surpresa. Jumbo viveu em um zoológico de Londres, onde visitantes tinham a oportunidade de andar em suas costas. Entretanto, algo estranho acontecia, segundo os pesquisadores. O animal que era mando de dia, sofria “ataques de fúria” à noite.

Eles eram tão violentos a ponto de que, em certa ocasião, o elefante chegou a quebrar suas próprias presas. Uma das autoridades do zoológico, Abraham Bartlett, afirmou que esse comportamento noturno é conhecido como must. Mais precisamente, seria um período em que elefantes do sexo masculino apresentam comportamento agressivo, acompanhado de um forte aumento nos níveis hormonais.

Por outro lado, a pesquisadora de elefantes Vicki Fishlock, discorda. De acordo com ela, “se os hormônios tivessem sido a causa da ira de Jumbo, o elefante teria sido violento até mesmo com seus cuidadores, o que não aconteceu”.

Anúncios
 Cuidador fiel e uísque

Alguns relatos afirmam que Matthew Scott, o cuidador de Jumbo, costumava dar uísque ao animal para acalmá-lo. Pensando que o elefante poderia ter um ataque durante o dia e acabar tornando-se uma ameaça para as pessoas, o vendeu, em 1882, para o circo norte-americano PT Barnum.

Fotografia tirada após a morte de Jumbo

Destaques

Sair da versão mobile