Os cães são verdadeiros companheiros e podem estar presentes quando mais precisamos. Conhecidos como “os melhores amigos do homem”, eles fazem jus à fama, acompanhando seu dono no que quer que seja.
Tudo o que eles pedem em troca é um pouco de atenção, carinho e um lar muito amoroso. Afinal, eles merecem tudo isso, não é mesmo? Por isso, é importante ficar atento às atitudes que seu cãozinho vem desenvolvendo, cada mínimo detalhe pode ter um grande significado.
Você já percebeu seu cãozinho pressionando a cabeça repetidamente sob uma superfície dura? Caso a resposta seja sim, fique atento, ele pode estar sofrendo com um ato compulsivo chamado head-pressing. O movimento em si não é perigoso, mas pode indicar que uma doença ou uma lesão danificou o sistema nervoso do animal.
Por isso, nós separamos para vocês algumas dessas causas, fique atento:
1. Desequilíbrio de Sal

Assim como nós, os cães precisam de determinada quantidade de sal em seu organismo. Sem essa quantidade de sódio, o cão pode acabar ficando desidratado .
2. Tumor

Os tumores se dividem em malignos e benignos, porém, em casos de tumores cerebrais, até mesmo os benignos podem acabar causando alguns sintomas desagradáveis. Isso ocorre porque um tumor em crescimento pode pressionar várias partes do cérebro, afetando o funcionamento dessas áreas e danificando o sistema nervoso.
3. Raiva

Os sintomas da raiva incluem espuma na boca, medo da água, comportamento compulsivo e mastigação de objetos estranhos. A raiva quase sempre é fatal em cães, gatos e seres humanos, podendo ser passada facilmente com uma mordida. Por isso, ao perceber qualquer sintoma, entre em contato com um veterinário imediatamente.
4. Parasitas
É comum que os animais acabem se infectando com parasitas. Alguns são inofensivos, no entanto, pragas como carrapatos, pulgas e vermes podem causar sérios problemas neurológicos, ferindo o sistema nervoso.
5. Envenenamento por chumbo

Casas mais antigas são um perigo para animais de estimação, visto que elas podem acabar acumulando flocos de poeira ou tina contaminadas com chumbo, colocando em risco a saúde dos animais que podem acabar comendo esses flocos acidentalmente. Envenenamento por chumbo costuma ir se acumulando lentamente ao longo do tempo, podendo causar danos cerebrais como uma deficiência intelectual permanente.
6. Traumatismo craniano

Assim como acontece com os humanos, quando um animal sofre uma concussão, eles acabam ficando confusos e desorientados, podendo perder seu senso de equilíbrio. O traumatismo craniano também pode causar pressão na cabeça em animais, fazendo com que eles tentem aliviar essa pressão ou dor ao pressioná-las contra a parede.
7. Acidente Vascular Encefálico
O Acidente Vascular Encefálico é uma hemorragia que acontece no cérebro e pode causar leves ou graves comprometimentos neurológicos, fazendo com que o animal pressione a cabeça contra superfícies sólidas.
Por isso, ao presenciar qualquer um desses sintomas, procure um veterinário imediatamente. E lembre-se, seu animalzinho precisa de sua ajuda para conseguir viver uma vida tranquila e saudável.














