A organização global Greenpeace levantou um alerta sobre os riscos que correm a saúde dos brasileiros. Uma pesquisa feita pelo grupo analisou alguns dos alimentos mais consumidos no Brasil. Foram 12 produtos analisados, entre eles o feijão, arroz, banana e outros diariamente consumidos.
O resultado das amostras assustou os ativistas que descobriram que quase 60% dos alimentos analisados apresentavam resíduos de pesticidas ou vestígios de uso ilegal de agrotóxicos. A lista de itens contaminados inclui arroz, feijão, banana, mamão, laranja, tomate, café e pimentão. Os alimentos foram adquiridos em centrais de abastecimento de São Paulo e de Brasília.
Foram quase 113 quilos de 12 variedades de alimentos. A quantidade foi divida em 50 amostras das quais 30 continham resíduos de agrotóxicos. No total, 13 amostras apresentavam agrotóxicos proibidos para aquela cultura específica. Algumas variedades apresentavam mais de um tipo de produtos químicos que apresentam riscos a saúde dos brasileiros.

A especialista do Greenpeace em Agricultura e Alimentação, Marina Lacôrte, ressaltou a importância da discussão sobre esse tema que afeta diretamente todo o país. “Mesmo as amostras que não apresentavam irregularidades indicam um cenário preocupante, porque nós nos alimentamos todos os dias e estamos expostos a essas substâncias por um grande período de tempo. Não há níveis seguros para consumo dessas substâncias”, afirmou.
“Isso é um absurdo! Precisa haver uma maior fiscalização. Estamos sendo envenenados aos poucos, lentamente, e não por acaso, esse número alarmante de doenças. Compartilhe!”, finalizou Marina.
Fonte: Saúde Curiosa












