Mamãe gorila se distancia de grupo para poder proteger seu bebê
Recentemente, a gorila Pasika que vive nas Montanhas Virunga, na África Oriental, teve um comportamento totalmente raro diferente do costume. Ela resolveu deixar seu grupo para poder proteger seu bebê, o pequeno Mashami, que nasceu em março.
Isso mesmo! Mas tudo começou quando o gorila líder do grupo morreu. Quando isso acontece, o grupo pode continuar junto se outro macho assumir a liderança, mas se não, as fêmeas se transferirão para outro grupo. Ela nunca vivem completamente por conta própria, até agora.
Mas há um motivo de Pasika querer viver sozinha com seu filhote. O bebê de uma outra mãe gorila foi morto quando se juntou a um novo grupo. Isso é comum acontecer, pois o líder quer afirmar seu domínio. Para nós, isso parece pura maldade, mas para eles infelizmente é comum.

Seguindo sozinha
Então, para evitar que Mashami passasse por isso, Pasika decidiu seguir sozinha. “O que a mãe Pasika está fazendo destaca a grande empatia, inteligência e adaptabilidade dos gorilas de montanha”, escreveu a fundação Dian Fossey Gorilla Fund (DFGF) em um cominado. “É claro que a Pasika reconhece os riscos de se transferir de família para o bebê e está evitando fazer isso com extrema determinação”.















