E as olimpíadas chegaram com tudo mesmo, com um objetivo lindo por trás de todas as competições, prêmios, etc: a união dos países. A grande variedade de culturas unidas em um único país.
Até mesmo os inimigos decidiram se juntar dessa vez: Coreia do Sul e Coreia do Norte há décadas estão em guerra. E o que seria melhor do que a amizade entre duas coreanas ginastas (uma do Sul e outra do Norte) para mostrarem um pouco de paz para o mundo?
As coreanas que se juntaram em uma ‘selfie’ se chamam Lee Eunju, à esquerda da foto abaixo, da Coreia do Sul, e Hong Un Jong, à direita, da Coreia do Norte. A foto das meninas foi tirada durante um treino da ginástica.



A menina Lee, de 17 anos, está competindo pela primeira vez nas Olimpíadas enquanto Hong já é veterana que inclusive ganhou a primeira medalha de seu país na ginástica nos Jogos de Pequim de 2008 com ouro no salto sobre o cavalo.
É realmente incrível a diferença que o esporte pode fazer na vida das pessoas, não acha? Principalmente na promoção da união e da paz.
As Coreias que estão em guerra já há muito tempo chegaram a assinar um armistício logo depois da Segunda Guerra Mundial, mas mesmo assim a fronteira entre os dois continua fechada e totalmente militarizada.

- “Impressionante. Ginastas da Coreia do Norte e do Sul tiram ‘selfie’ juntas. É por isso que fazemos as Olimpíadas”.

- “Isso é muito legal”.

- “Então você quer falar aos seus alunos o que o esporte e as #olimpíadas podem conquistar… Tente isso”.
Pelo menos, as duas ginastas conseguem mostrar um pouco da felicidade em fotos realmente poderosas. É para isso que existem os jogos, afinal.
B. Ponzio
Fotos: Dmitri Lovetsky / AP, Dylan Martinez / Reuters












