O caso deste garoto, da cidade de Rio Verde, no sudeste de Goiás, é a prova que os esforços dos médicos e até mesmo um milagre, puderam o salvar. Ykaro Mafla Freitas Oliveira, de apenas 12 anos, saiu para comprar um doce e na volta estava sem fôlego, todo roxo e em poucos segundos, caiu no chão. Ao perceber tudo, sua mãe, Nívea Oliveira, ligou desesperada para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas eles por sua vez não a atenderam da maneira correta.
“Como ele estava caído no chão completamente roxo, eu sai correndo pela rua pedindo ajuda.” Foi aí que encontrou a jornalista Thay Sanqueta, que se prontificou a levar o garoto ao Hospital Presbiteriando Doutor Gordon – ele tinha sofrido uma parada cardíaca fulminante.
Nesse momento, a luta dos médicos para reanimá-lo começou e durou mais de 30 minutos. Foi quando a equipe decidiu que não havia mais nada a ser feito e pediu para que a acompanhante de Ykaro, Thay, avisasse à mãe do menino que ele havia falecido:
“Depois de um tempo, o médico pediu para Thay me ligar avisando sobre o óbito, mas ela não ligou. Ela disse ‘eu sei que ele está morto, mas tenta, continua'”, disse Nívea. Eles não desistiram e continuaram lutando pela vida dele – depois de 48 minutos e muitas massagens e o uso do desfibrilador cardíaco por seis vezes, finalmente conseguiram reanimá-lo.
Mas ainda era preciso um cuidado enorme para evitar danos neurológicos em Ykaro: seu corpo foi resfriado usando soro gelado e bolsas de gelo durante dois dias, em um procedimento arriscado. Ele ainda passou mais 17 dias na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) em coma induzido e quando acordou, não reconhecia as pessoas:
“A gente falava, mas ele não conversava. O olhar estava parado, sem reação. Descobrimos que ele tinha ficado cego. Se alimentava por sonda.”, disse sua mãe. Com muito tratamento ele voltou a recobrar os movimentos e a comer e pôde enfim voltar para casa.
Agora, Nívea comemora a recuperação do filho e Ykaro já faz planos para o futuro:
“Eu agradeço os doutores por salvar a minha vida. Eu gostaria de trabalhar na área médica, mas ainda não sei em qual. Quero ajudar outras pessoas também.”, contou.
A vida de Ykaro com certeza é muito iluminada. Que ele tenha muita saúde e possa conquistar seus sonhos!Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal












