Uma jovem de 14 anos de San Diego, Califórnia, foi nomeada a grande vencedora do 3M Young Scientist Challenge deste ano. Essa é a principal competição de ciências do ensino médio do país.
Leanne Fan desenvolveu o Finsen Headphones, um dispositivo de fone de ouvido de baixo custo que usa aprendizado de máquina e terapia de luz azul para detectar e tratar infecções do ouvido médio em crianças, prevenindo potencialmente até 60% da perda auditiva em crianças.
Como finalista, Leanne recebeu um mentor – Dr. Ross Behling, um especialista em pesquisa do laboratório de materiais da 3M – que trabalhou com ela individualmente para transformar sua ideia de conceito em protótipo durante o verão.
Então, por dois dias em outubro, os nove finalistas competiram na sede da 3M em St. Paul, Minnesota, fazendo suas apresentações finais de suas inovações.
O mundo vê 700 milhões de casos de infecções do ouvido médio e quase 21.000 mortes anualmente. Muitos dos afetados são crianças de populações carentes. Sem acesso médico e/ou cuidados de saúde, o diagnóstico e o tratamento são muitas vezes difíceis. A invenção de Leanne visa fornecer uma opção de baixo custo e sem antibióticos para detectar – e tratar – qualquer infecção no ouvido médio.
O novo calouro do ensino médio ganhou um prêmio em dinheiro de US$ 25.000, uma viagem de destino especial e o prestigioso título de “Melhor Jovem Cientista da América”. Ela planeja usar parte do prêmio em dinheiro para iniciar o processo de patente dos fones de ouvido.












