Um garimpeiro australiano descobriu uma pedra pesando 10,1 libras, mais da metade da qual é ouro, e uma das maiores descobertas dos últimos tempos.
É o tipo de foto que se esperaria ver da década de 1850, em preto e branco, com o homem de calça comprida, chapéu de abas largas e bandana no pescoço.
O experiente garimpeiro Darren Kamp diz que nunca viu uma rocha como aquela antes em sua vida.
“Quando atingiu minha mão, meu queixo caiu”, disse Kamp à CNN na terça-feira. “Foi simplesmente incrível. Uma descoberta única na vida.”
Kamp administra Lucky Strike Gold, que realiza viagens de prospecção recreativas nas regiões da Austrália que contêm ouro, conhecidas coletivamente como Triângulo Dourado, uma profissão na qual ele está envolvido há 43 anos.

O descobridor levou a pedra para a loja de Kamp, acreditando que poderia haver algumas dezenas de gramas de ouro dentro. Estava muito sujo, mas depois que eles o abriram, Kamp descreveu o ouro apenas “escorrendo para fora”.
O maior espécime de ouro que Kamp já encontrou foi uma peça de 24 onças, que agora valeria cerca de US$ 46.753 a preços atuais de mercado.


