Fungo que destrói plástico em semanas é descoberto por cientistas
O plástico é um dos materiais mais utilizados no Mundo todo e, com o passar dos anos, toneladas e mais toneladas se acumulam em lixões ou no próprio meio ambiente. Dados apontam que cerca de 60% do plástico produzido desde a década de 1950 virou lixo.
Essa porcentagem somada à quantidade de plástico que continuamos produzindo todos os dias, resulta em impactos irreversíveis para o meio ambiente. Mas afinal, o que fazer com todo esse lixo?
Algumas iniciativas foram tomadas por pessoas que estão tentando reverter esse quadro, como é o caso dos cientistas do World Agroforestry Centre. Um estudo publicado por eles na revista Environmental Pollution em junho deste ano revelou que um fungo denominado Aspergillus tubingensis é capaz de destruir as moléculas do plástico com rapidez.
Os cientistas tentavam encontrar na natureza algum organismo capaz de destruir o material, e foi na superfície de plásticos em um depósito de lixo em Islamabad, no Paquistão, que eles descobriram a enzima de um fungo que consegue quebrar os polímeros do plástico em semanas, então, algo que demoraria anos, poderia ter seu fim em semanas.
O consumo consciente aliado a essas iniciativas não irão reverter o quadro alarmante de destruição do meio ambiente, entretanto, podem assim tentar construir aos poucos um mundo melhor para se viver.
Imagens/ Reprodução da Internet

