Super Humanos

Freira muda a vida de crianças de rua e vítimas de maus-tratos com associação especial

By Bruno Piai

December 23, 2017

Mesmo com poucas doações e todas as dificuldades para seguir com o seu projeto, a Amar, associação beneficente fundada pela freira Irmã Ádma, de 80 anos, segue firme em seu propósito inspirador.

Há 17 anos a entidade trabalha no acolhimento de crianças de rua e vítimas de maus-tratos. Com duas sedes no Rio de Janeiro – uma em Duque de Caxias e uma casa no Grajaú – a Amar recebe meninos e meninas de 7 a 15 anos que são encaminhados ao local por ordem judicial. Em comum, todas as crianças já viveram a realidade das ruas ou uma rotina de violência.

O trabalho de Ádma é reconhecido pelas crianças. “Irmã Ádma é uma pessoa muito educada, bonita, generosa, carinhosa. Eu acho que essa casa é para todos, que aqui é um grande amor, esperança, paz. Aqui é como se fosse, o mundo pra mim”, disse ao RJTV, Rodrigo, um dos garotos cuidados pela freira.

Na instituição as crianças têm acesso a educação, lazer, atividades físicas, comemorações de datas festivas (como o Natal) e refeições. Além disso, a associação também fornece ajuda a pessoas que passam por necessidades e a portadores de alguma doença.

“Minha função é de encaminhar. E as crianças adolescentes jovens que chegam até nós, ou precisam e conscientemente querem, ou têm a inconsciência da infância. Enquanto estamos aqui, procuramos dar uma forcinha pra que todos possam ter essa felicidade de ser, crescer e de se realizar”, diz a Irmã. “Essa é a função não só minha, mas nossa. Todas essas crianças que brincam, estão aí alegres, estão aí felizes, no fundo trazem uma mágoa no coração: a falta da família. Por isso, a gente tem que entender quando eles estão tristes, agressivos, inquietos, e acompanhar”, acrescenta.

A freira explica que a Amar passa por um mau momento financeiro. As doações são poucas e ajuda de doadores estrangeiros – que sempre foi a principal donte de renda – se tornou escassa. E ela explica que “a ajuda pode ir muito além do dinheiro”.

De acordo com Irmã Ádma, apadrinhar as crianças e levar um pouco de afeto e elas é uma das melhores maneiras de colaborar com a causa.

Clique aqui para conhecer mais sobre o lindo trabalho da Amar.

Fotos: Divulgação Fonte: G1