Best Of Web

O botão mágico que leva as melhores historias a seu Facebook.

Fotógrafo recebe o maior prêmio por essa imagem. Tempo depois, ele escreve sua carta de suicídio

A imagem que você verá abaixo foi publicada em março de 1993 no New York Times, e foi responsável pela ascensão e decadência do fotógrafo Kevin Carter, que ganhou o prêmio Pulitzer de Fotografia.

A impactante imagem mostra um abutre aterrorizando o pequeno Kong Nyong, que tentava chegar a um centro de alimentação da Organização das Nações Unidas (ONU) próximo à aldeia de Ayod, no atual Sudão do Sul. Depois de uma pesquisa do jornal El Mundo foi descoberto que ele sobreviveu à fome, mas 13 anos depois de aparecer na foto acabaria por morrer, atacado por febres. Contudo, esses dados vieram tarde demais para o autor da imagem.

Kevin se matou em 1994 deixando um bilhete com desabafos pesados que mostravam sua depressão extrema. Ele viu sua ascenção profissional sendo construída à partir de uma imagem de total sofrimento e dor, e depois foi alvo ferrenho de críticas da mídia. Segundo o jornal St.Petersburg Florida Times, Um homem ajustando as lentes até conseguir o quadro perfeito do sofrimento da criança bem pode ser visto como um predador, outro abutre em cena.”

Amigos próximos afirmaram que essas duras acusações foram o principal motivo para que Kevin se envolvesse com o uso abusivo de drogas e consequentemente o levou ao suicídio. Em seu bilhete final é possível ver o estado emocional que o fez colocar uma mangueira de jardim ligada ao tubo de escape, se fechar em seu carro, escrever um bilhete, colocar os fones de ouvido, ligar o motor e morrer por inalação de monóxido de carbono aos 33 anos.

Estou deprimido, sem telefone, sem dinheiro para pagar a renda, sem dinheiro para ajudar ao sustento da minha criança, sem dinheiro para pagar as dívidas, sem dinheiro! Sou assombrado pelas vívidas memórias de mortes e cadáveres e raiva e dor, de crianças feridas e esfomeadas, de loucos que assassinam alegremente, alguns deles polícias (…). A dor de viver ultrapassa a alegria ao ponto em que esta deixa de existir.”

A históra de Kevin foi retratada no documentário The Bang Bang Club e deixa claro que o sucesso tem dois lados. E que retratar e presenciar tanto sofrimento, pode sim, nos atingir diretamente.

Fotógrafo recebe o maior prêmio por essa imagem. Tempo depois, ele escreve sua carta de suicídio
Rolar para o topo