Essa foto circulou por todo o mundo e causou uma grande polêmica: uma garotinha negra comendo em mesa separada de seus colegas brancos. A imagem se espalhou, o que levou governo de Gauteng, na África do Sul, a investigar a pré-escola.
A denúncia foi feita pela mãe da menina, Mosinyi Wanatsha, que recebeu a foto da filha de 1 ano e sete meses lanchando sozinha e ficou completamente indignada. Então ela tomou uma atitude e compartilhou a foto em suas redes sociais como forma de protesto.
A imagem mostra seis crianças brancas comendo e se divertindo em uma mesa na área externa da escola, e ao fundo, a menina sozinha em outra mesa. A mãe da criança compartilhou a foto com um texto desabafando sobre o racismo implícito na cena. Ela disse que já viveu em três continentes e nunca viveu nada parecido.

“Embora cada país tenha seus desafios, nada te prepara o suficiente para uma experiência tão terrível como a que foi retratada nessa foto. Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. Para mim, essa falou palavras mais horríveis e prejudiciais do que já experimentei em meus 34 anos de vida e nos três continentes em que já morei”, diz Mosinyi em seu texto.
A mãe da menina ficou muito abalada e disse que assim que recebeu a foto vinda da própria escola, deixou o trabalho e foi correndo buscar sua filha, que obviamente, não estuda mais lá.
O secretário da educação de Gauteng, Panyaza Lesufi, foi conversar pessoalmente com o diretor da escolinha o qual relatou que haviam oito crianças na turma no momento do incidente e que a coleguinha que estava lanchando com a filha de Mosunyi chorou e foi retirada da mesa no exato momento da foto.
“Eu não acredito que haja uma desculpa para isso, precisamos agir de forma decisiva”, afirmou Panyaza Lesufi.
Infelizmente ainda existem pessoas com mentes fechadas para evolução. Então, fica aqui uma frase do cantor Bob Marley para nossa reflexão: “Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho nos olhos, nesse mundo não haverá paz.”
O que você pensa sobre essa história? Converse com a gente.












