Uma vila inteira na Croácia tem uma tradição muito delicada no dia 25 de março. Eles esperam ansiosos para olhar um enorme ninho que fica sobre um telhado em particular. Ali fica uma cegonha fêmea chamada de Malena. Pacientemente ela espera pelo amor de sua vida, o macho Klepetan, retornar para sua “casa”. Mas esse ano a espera foi maior.

Esse casal de cegonhas está na vila há 15 anos, aproximadamente. Todos os anos, no mês de Agosto, Klepetan precisa deixar o ninho para migrar para o sul, mas Malena não pode o acompanhar porque tem um ferimento causado por um caçador. A ferida a deixou incapaz de sair do seu ninho para sempre.

Mas ela tem um marido fiel. Sempre que ele voa para o sul em agosto, ele volta em março. Os moradores da vila já sabem exatamente o dia da partida e da chegada. Mas esse ano Klepetan se atrasou e isso gerou uma preocupação em todos, já que foi visto retornando uma semana depois do previsto. Mas parece que Malena o perdoou, até porque, voar mais de 12.000km para rever a amada, merece um pouco de compaixão, não é?

Even Vokić, dono da casa onde as cegonhas fizeram ninho, diz que se sentiu aliviado quando viu Klepetan voltar. Como gesto de carinho aos animais, Even sempre deixa um balde de peixes para receber o marido de Malena todos os anos.

Esse relacionamento vivido à distância emociona todos e até gerou um curta metragem de animação que conta a história desse lindo casal!













