Edenice Guedes, de 43 anos, é professora no Instituto Federal Sertão Pernambucano, em Pernambuco, e está conquistando a internet pela maneira como tem ensinado seus alunos em sala de aula.
Em uma das aulas, ela se atrasou de propósito por 20 minutos e, quando os estudantes já estavam irritados, entrou vestida de faxineira!
“Primeiramente, perguntei qual aula era aquela. Me responderam que era filosofia. Foi então que perguntei: o que é filosofia?. Um dos alunos, que estava irritado, chegou a dizer que era uma coisa que inventaram para reprovar estudantes.”
Seu disfarce só foi descoberto minutos depois, deixando os alunos de queixo caído com o significado daquela aula.
“Aqui na instituição, a equipe de limpeza é maravilhosa, mas os alunos passam, esbarram e nem veem. Chamei a atenção para isso”, explica a professora.
“Naquela aula, expliquei a dificuldade que eles tiveram de me identificar dentro da sala. Na filosofia, o importante é ler o mundo em sua volta e perguntar como você quer ser percebido. Como docentes, a gente tem a necessidade de fazer o outro pensar. O desafio é esse. Aristóteles dizia que a verdade é o mundo que está a sua volta”, disse.

E a professora fez certíssimo! O que ela tentou passar aos alunos é o que acontece conosco no dia-a-dia. Quantas vezes por dia não cruzamos com a faxineira do prédio em que trabalhamos ou com o porteiro de casa e mal sabemos seus nomes?! As pessoas não podem ser invisíveis e jamais julgadas pelo seu status social. Um “bom dia” ou um “olá” podem fazer muita diferença para qualquer um.












