E se sua faxineira na verdade fosse sua professora? Parece uma pergunta meio louca, mas no Instituto Federal Sertão Pernambuco, na zona rural de Petrolina, algo assim aconteceu.
Seria a primeira aula de filosofia do curso de agronomia quando os alunos começaram a questionar o atraso da professora. Lá havia apenas uma faxineira.
Indignados, eles começaram a se irritar até que a faxineira se interessa pelo assunto. Rapidamente, ela pergunta ”o que é filosofia?”. A resposta de um dos alunos é simples: uma coisa que inventaram para reprovar os alunos.
Mal sabiam eles que aquela era, de fato, a professora. Só descobriram a verdade quando uma assessora apareceu e a reconheceu.


“Aqui na instituição, a equipe de limpeza é maravilhosa, mas os alunos passam, esbarram e nem veem. Chamei a atenção para isso”, ela conta. “Nas aulas, a gente trabalha os temas de ética. Quando eu me proponho e, trazer um tema para os alunos, tenho a preocupação de que eles se apaixonem pela disciplina. Para mim, todo mundo nasce filósofo. E de repente, a gente para de agir assim. Em sala de aula quero rever isso e fazer com que os alunos voltem a questionar tudo”, explicou.
Depois que a aula acabou, os alunos continuavam a questionar: ela era mesmo a professora? E você? O que achou dessa atitude?
Fotos: Reprodução.
Fonte: Hypeness.













