Racismo é crime de injúria racial e quem comete está sujeito a prisão de um a três anos. Ontem, falamos sobre um caso triste envolvendo a pequena Titi, de 4 anos, filha dos atores Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank. Ela foi vítima de racismo! A blogueira e socialite Day McCarthy, que já ofendeu filhos de outros famosos, chamou em vídeo a menina de “macaca” e disse: “A menina é preta. Tem o cabelo horrível de pico de palha. Tem o nariz de preto horrível. E o povo fala que a menina é linda”.
É claro que isso provocou uma revolta generalizada. Discriminação racial, ainda mais com uma criança, é um absurdo. Situações desse tipo mostram como o preconceito ainda está presente na nossa sociedade e que ainda há muito a evoluir.

Denuncia dos pais da criança:
Os pais de Titi se posicionaram e alegaram que tomariam as medidas cabíveis. Já nessa segunda-feira, 27, na parte da manhã, Bruno Gagliasso foi à Cidade da Polícia, na Zona Norte do Rio, para prestar queixa contra as ofensas raciais desferidas à Titi:
“Não vai ficar impune. A delegada foi bem clara pra mim: ‘Bruno, ela cometeu um crime. Ela pode estar em qualquer lugar do mundo, ela vai ter que responder por isso”. Segundo o ator, a Polícia já tem as informações sobre o endereço de Day e disse que ela já cometeu outros crimes. “Ela vai pagar por isso”, disse Bruno. O casal de atores ainda disse que planeja abrir um processo judicial no país onde Day mora, que ao que tudo indica seria no Canadá.
Onda de solidariedade:

E não foram só os internautas que manifestaram mensagens de apoio à Titi e sua família, repudiando os comentários ofensivos e de cunho racista, Inúmeros famosos também se mostraram solidários, propagando textos de amor, respeito e compaixão. Veja alguns deles:
- A atriz Erika Januza, no ar em O Outro lado do Paraíso compartilhou: “O amor incomoda, a felicidade incomoda. Triste são os ignorantes que gastam seu tempo e energia para diminuir seu semelhante. Semelhante, sim. Somos todos humanos. O que nos diferencia é o caráter. Estas mentes sujas só mostram quem é o menor nestas histórias de preconceito.”
https://www.instagram.com/p/Bb-DNmBhjT2/
- André Marques também deixou sua mensagem de amor e apoio: Porque né?? Não sei. Não entendo. Amor, paixao, doçura , afeto nao tem idade nem tempo nem cor . Que algum dia na vida , Deus deixe uma pessoa pobre de espírito , infeliz talvez, receber esse sorriso cheio de luz. Seria bom pra ela. Ela , a “ infeliz” no caso . Pq para quem é do bem ou so “ NORMAL” já merece esse lindo sorriso! Eu acredito na força divina e na força das pessoas do bem….”
https://www.instagram.com/p/Bb-tyAQDOEq/
Além disso, outros famosos como Giovanna Lancellotti, Leandra Leal, Fernanda Paes Leme, Nathalia Dill, deixaram seu apoio. Mas, é impossível deixar de lado a mensagem do próprio Bruno Gagliasso em seu Instagram, citando a ativista pelos direitos das mulheres e contra a discriminação racial, Angela Davis:
https://www.instagram.com/p/Bb41skun1NL/
A cor da pele não pode ser motivo para discriminação. O amor não tem cor. Ele é puro. Então, por que as pessoas ainda insistem em olhar para o outro, sua imagem e semelhança, com desdém simplesmente pela sua cor da pele? O racismo existe sim e muitas vezes ele está explicito em atitudes que nós mesmos praticamos no dia a dia. E ele precisa ser combatido.
Foto Reprodução/Instagram
Fonte: Vix












