A atriz Angelina Jolie causou um verdadeiro alvoroço quando falou a respeito da cirurgia que enfrentou de dupla mastectomia (a retirada de ambas as mamas). No jornal The New York Times, a celebridade assinou um artigo no qual falou a respeito do operação que enfrentou.
“A operação pode levar 8 horas. Você acorda com tubos e expansores nos seios. Parece uma cena de filme de ficção científica. Mas dias depois da cirurgia você pode voltar à sua vida normal”, comentou a artista que optou pelo procedimento cirúrgico após os médicos afirmarem que ela tinha 87% de chances de ter câncer de mama.
A estrela de cinema não foi a única a falar abertamente a respeito da doença que, no Brasil, representa 1/4 das doenças sofridas por mulheres (de acordo com o Instituto Nacional do Câncer). Confira relatos sete famosas que também já enfrentaram este grande mal e foram capazes de derrotá-lo.
1 – Brigitte Bardot

Ícone do cinema francês, Brigitte Bardot teve o diagnóstico da doença aos 49 anos. A princípio, ela optou a não se tratar, mas foi convencida pelos amigos a seguir com o tratamento. “Enfrentei tudo com coragem e otimismo. Tratei o câncer com desprezo, prestando pouca atenção. Assim que saí do hospital, participei de uma manifestação contra a caça em Badoulière, levando meus dois drenos escondidos na bolsa”, disse a atriz e ativista à revista Femme actuelle.
2 – Joana Fomm

Assim que descobriu ser portadora de câncer de mama em 2007, a atriz ficou cinco anos longe da televisão e do cinema enquanto priorizava o seu tratamento. “Fiz dupla mastectomia, porque tinha dois tumores em um seio e três no outro. Isso é muito chato, é uma pedra na cabeça da gente”, revelou a artista à Revista Contigo!.
3 – Elba Ramalho

A cantora paraibana também precisou lutar contra a terrível doença. Assim que descobriu o câncer em 2010, a estrela de tantos Carnavais saiu de um relacionamento nocivo durante o período com o transtorno e, em repouso e tratamento, alegou ter feito uma séria reflexão sobre sua vida. “Quando ele (o médico) disse que era câncer, eu achei que fosse pegadinha do Faustão. Não era possível, não tinha caso nenhum na família… Eu pedia de joelhos mesmo, tenho calos nos dois até hoje. Dizia: ‘Me ajuda, sozinha não estou conseguindo’. Esse ano que passei de joelhos foi transformador porque evoluí emocionalmente como nunca antes”, comentou a cantora à Revista Gol assim que se recuperou.
4 – Jane Fonda

Aos 72 anos, a estrela do cinema precisou passar por uma operação de retirada do câncer de mama e usou seu blog para desabafar e agradecer por ter se curado do problema. “Eu tive um susto com um câncer de mama não invasivo, mas ESTOU LIVRE AGORA! Tenho tanta sorte”, escreveu.
Em um tweet bem humorado, a atriz brincou ao falar sobre sua condição: “Estão comentando que meu mamilo direito estava aparecendo no Globo de Ouro. Não era isso, era minha cicatriz recente do câncer”.
5 – Kylie Minogue

A cantora australiana falou abertamente sobre a doença ao programa de televisão Sunday Night: “Qualquer pessoa que passou por um câncer ou qualquer outra doença que envolva tratamentos e cirurgias sabe que você tem lembranças constantes de que nem tudo é como antes. Eu acho que meu destino está escrito“, disse.
6 – Patrícia Pillar

Em 2002 a atriz anunciou que era portadora de um tipo raro do câncer de mama conhecido como “Doença de Paget”. “Meu câncer de mama se espalhou e houve metástase para meus ossos, isso depois de receber mega doses de quimioterapia, 28 tratamentos de radioterapia e tomar Tomoxipan. Talvez se eu soubesse dessa doença anteriormente, ela não teria se espalhado”, revelou a artista na época em que lutava contra a doença.












