A Federação das Apaes do Estado do Espirito Santo, lançou o Núcleo de Acolhimento à Família de Pessoas com Deficiência Intelectual ou Autismo.
O NAF vai promover um teleatendimento inédito, com o intuito de escutar as famílias das pessoas com deficiência.

O presidente da Federação das Apaes, Vanderson Roberto Pedruzzi Gaburo, disse que o objetivo é identificar o momento em que a família se encontram no processo de conhecimento do diagnóstico.
Com isso, poderão orientá-las de acordo com suas particularidades e recursos existentes nas redes socioassistenciais no município de origem.
Com certeza essa é uma iniciativa que poderia se espalhar por todo país. Existe hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas. Dessa forma, estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas, segundo o Center of Deseases Control and Prevention.
Abrangência
A Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo é uma instituição que existe para garantir assessoramento e capacitações das unidades das Apaes.
São 42 filiadas: 40 Apaes e as coirmãs Amaes e Vitória Down. Além disso, são 2.500 profissionais que colaboram com esta causa.
Ao todo, 9.106 pessoas com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias são atendidas pelas Apaes.












