Após o falecimento, a doação de órgãos foi a forma que a família da influenciadora Sofia Valim, de 19 anos, encontrou para eternizá-la.
Os pais da jovem, Vitor Valim e Gaida Dias, anunciaram em nota nas redes sociais sobre a decisão da família e incentivaram outras pessoas para que façam o mesmo.
“E o que conforta meu coração, nesse momento, é saber que outras pessoas terão esperança de viver”, disse a mãe da jovem, Gaída Dias.
Eis o que a família escreveu nas redes sociais:
Sofia ensinou e nos deixou com várias missões. Uma delas é apoiar a causa da doação de órgãos. Um único doador pode salvar algumas vidas.
Ter tido essa chance foi um momento emocionante e muito especial em nossa família. Hoje, temos a certeza da importância da doação. Se você precisasse de um órgão, você gostaria de recebê-lo?
Apesar dessa dor, conseguimos ressignificar o momento, permitindo que a vida de outras pessoas continuasse. Recebemos um fígado, mas, em seguida, retribuímos, doando outros órgãos da Sofia.
Apesar da dor e da tristeza, sabemos que fizemos o bem; ajudamos quem estava em necessidade.
Estamos tristes, devastados e com muita saudade, mas na certeza que Deus nos mantém de pé. E a doação de alguns órgãos fez pessoas voltarem a ter esperança, a ter vida.
Mesmo diante de um momento de dor, essa é uma atitude que nos acalma e conforta. É um ato de humanidade.
Espero que todos possam perceber, a partir daqui, a doação de órgãos de uma forma mais humana. Se estamos partindo, então, uma parte nossa, por meio dos órgãos, poderá salvar a vida de alguém.
Comunique à sua família que você pretende ser um doador. Essa é a maneira mais simples de validar esse ato de amor.