Você já imaginou viver apenas com 60 reais por mês? Pode parecer impossível, mas é a realidade de muitas famílias do Nordeste do Brasil. A família Lourenço faz parte dos 12,9% da população que vivem na miséria. E para piorar ainda mais a situação, o governo não oferece estrutura nenhuma para que essas pessoas tenham a oportunidade mudar a situação.
José Lourenço, de 55 anos, é o responsável por sustentar a família composta por nove pessoas. Na casa de apenas três cômodos, moram seis adultos, duas crianças e um adolescente. Todos dormem sobre um igarapé e também utilizam um banheiro feito a céu aberto perto do mar. A casa no estilo palafita se localiza em uma das regiões mais pobres da capital do Maranhão, São Luís.
Feita de madeira, a palafita mal consegue se manter em pé. A família tenta se virar como pode com a renda que José tira recolhendo latinhas e materiais que possam ser reciclados. A quantia que varia de 50 a 60 reais por mês vira quase que um milagre para alimentar todos. Geralmente eles tentam garantir que pelo menos uma refeição por dia seja realizada.

Quase sempre é arroz com farinha, e quando possível café para matar a fome para o resto do dia. Com um baixo nível de escolaridade, a busca por um emprego se torna ainda mais difícil. A irmã e o cunhado de José são os que possui o nível mais alto e por isso incentivam seus filhos a estudar mesmo com as dificuldades.
Ajuda do governo
Com todos desempregados, a família tenta buscar a ajuda do governo. A irmã de José, Raquel, já tentou inúmeras vezes se inscrever no programa Bolsa Família, entretanto todas as vezes foram negadas. A falta de ajuda do governo torna ainda mais difícil a busca por uma oportunidade do emprego.
O descaso com as famílias que vivem na linha da miséria faz com que as desigualdade no país sejam ainda maiores. O desvio de recursos públicos e a corrupção fazem com que a população se revolte ainda mais. Pois todo o dinheiro que é arrecadado pelo governo acaba não sendo destinado para oferecer melhorias para a população e ajudar famílias como as de José Lourenço. Infelizmente a realidade de muitas pessoas no país acabam sendo trágicas devido a um péssimo governo.
Fonte: Estadão












