Com o avanço da internet, ela se torna mais acessível a um número maior de pessoas. E não é só isso, o mundo tecnológico está cada vez mais inserido na sociedade; e começa a fazer parte de nossas vidas já muito cedo. Hoje, é comum vermos crianças mexendo em tablets, celulares ou computadores e até mesmo bebês já possuem essa tecnologia como forma de brincadeira.
Cefaleia infantil:
É fato que tudo isso traz grandes benefícios a todos. Mas também causam muitos efeitos negativos. Uma pesquisa feita pelo oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, com 360 crianças de idades entre 9 e 12 anos, que passavam em média seis horas por dia em frente ao computador mostrou que passar longas horas em frente à celulares ou outros dispositivos pode provocar dores de cabeça nos pequenos.

A cefaleia causada por problemas oftalmológicos na infância acontece raramente, acometendo cerca de 1% das crianças. Já com longos períodos em exposição dessas telas, o número aumenta para 30%, de acordo com o estudo. Leôncio conta que os pequenos costumam ter dores de cabeça depois de passarem duas horas em frente à tela. Segundo ele, tanto o computador quando o celular podem causar a cefaleia. Os sintomas são dor tensional nas têmporas e pescoço.

Como forma de evitar o problema, o médico recomenda que os pais façam as crianças terem intervalos de uso dos aparelhos: “Na maior parte dos casos a dor desaparece com descanso, olhando para o horizonte de 15 a 30 minutos a cada hora na frente do monitor e até fazendo uma caminhada pela casa”.

A pesquisa também apontou que essa exposição prolongada pode aumentam a probabilidade da criança desenvolver miopia. E alerta novamente para as longas horas passadas em frente aos dispositivos eletrônicos. Fique atento a essas questões com seu filho!
Foto: Reprodução/ Internet
Fonte: Band












