Praticar exercícios em grupo faz com que as pessoas se sintam fisicamente e mentalmente melhor do que se exercitar sozinho, sugere um novo estudo. Os pesquisadores descobriram que malhar em grupo reduz o estresse em 26% e melhora significativamente a qualidade de vida. Embora aqueles que se exercitam individualmente façam mais esforço, eles acabam não experimentando mudanças significativas no estresse ou nos níveis de aptidão física.
Para o estudo, os pesquisadores recrutaram 69 estudantes de medicina, um grupo conhecido por altos níveis de estresse e pobre equilíbrio entre trabalho e vida. Todos eles tinham a opção de escolher entre se exercitar coletivamente ou individualmente.
Aqueles optaram por se exercitar coletivamente, apresentaram melhorias significativas em todas as três medidas de qualidade de vida. O estudo avaliou bem-estar mental, doença física auto-relatada e estabilidade emocional. O grupo apresentou um aumento em todas as taxas avaliadas. Eles também relataram uma redução de 26% nos níveis de estresse.

Em contraste, aqueles que se exercitaram por si só não viram mudanças significativas em nenhuma medida, exceto no bem-estar mental, que aumentou 11%.
Os resultados foram publicados no Journal of The American Osteopathic Association. O estudo demonstrou que ao malharmos coletivamente acabamos incentivando uns aos outros. Isso faz com que o nosso desempenho melhore. Além disso para o nosso cérebro, é como se estivéssemos compartilhando o cansaço.
Para quem malha sozinho essa é uma ótima dica para trazer melhorias para os treinos. Comece fazendo novas amizades na academia e ao mesmo tempo beneficie sua saúde.
Fonte: Telegraph












