Um mulher conseguiu transformar uma dificuldade em um lindo projeto solidário para crianças. A ex-catadora de lixo, Márcia Pinheiro, abriu as portas da própria casa para oferecer apoio aos trabalhadores do lixão. Sem ter com quem deixar os filhos, o catadores são obrigados a ficar disputando uma vaga nas concorridas creches do governo.
Entretanto, a maioria dos pais afirmam que nunca há vagas nos locais oferecidos pelo governo. Márcia com quatro filhos pequenos passou pela mesma situação. A falta de lugares para deixar os pequenos enquanto trabalhava, a obrigou partir para outras alternativas. A solução encontrada por ela foi a de criar um espaço em que os pais pudessem deixar seus filhos.
O projeto Artes e Sonhos foi criado no ano passado e ganhou muitos voluntários. Começando apenas com uma casa de quatro cômodos, o lugar se ampliou e agora já atende 30 crianças fixas e no fim de semana mais de 200. “Não aguentava mais trabalhar no lixo. Ai pensei: se eu fizer uma ‘creche’, não vou precisar pagar uma para meus filhos e ainda ajudo outras mulheres.”, disse Márcia.

Assim como outras pessoas, ela também pensa que a educação é capaz de tudo. Com o desenvolvimento em ritmo acelerado, ela pode incluir aulas de inglês ao sábado. Os professores são na maioria voluntários que abraçaram a causa. O projeto se mantém com doações e de pessoas que se oferecem para ajudar.
O descaso do governo para a situação faz com que mais e mais crianças fique sem ter onde ficar. A falta de vagas é negada por órgãos responsáveis do governo, entretanto na região existe apenas uma creche para atender a população. Enquanto o governo não faz nada, a população se vira como pode para suprir as necessidades.
Fonte: G1












