Natureza Incrível

Eutanasiar um animal não é fácil. Descubra quando é a hora de aliviar a dor do seu pet

By admin

October 16, 2017

Muitas pessoas tem cães em casa e os considera parte família, o que não é muito difícil de entender a partir do momento que você enxerga neles o amor incondicional que eles têm por nós. Infelizmente eles vivem muito pouco e a despedida sempre é uma dor, principalmente quando o dono acaba tendo que decidir que chegou a hora do seu companheiro de quatro patas.

A eutanásia é um procedimento sério e recomendado só em último caso, quando o animal já não tem outra escolha e, para poupar o sofrimento dele, o médico veterinário recomenda o sacrifício.

Não é fácil aceitar isso de início, eu sei. Mas é preciso entender que às vezes a realidade não condiz com as esperanças e, infelizmente, o melhor para o animal se torna nosso maior pesadelo.

Existem vários motivos que podem levar até a eutanásia, e vamos te apresentar alguns:

Dor crônica

Se o seu animal apresenta dificuldades para andar ou está muito manhoso, chorando e aparenta sentir dores… Fique atento. O primeiro passo deve ser visitar um veterinário de confiança. Apenas um bom profissional saberá dizer se há outra saída, talvez com medicamentos ou tratamentos antes de optar pela eutanásia. Pesquise bem antes de acreditar no que escuta de primeira.

Perda de apetite e fraqueza agudaSe o seu animal tem uma perda de apetite que continua de 24 a 48 horas é motivo de preocupação. Assim como, o vômito ou a diarreia constante que desencadeia uma perda de peso significativa é motivo de uma visita ao veterinário. De início ele pode te recomendar vitaminas e remédios, mas se o problema persistir, uma investigação mais séria ocorrerá e o médico sempre optará pelo o que fará bem ao animal.

Problemas em se locomover

Se o seu animal de estimação já não consegue mais se levantar sem ajuda ou não consegue caminhar sem cair, ou ocasiona/tem ferimentos que já não mais tratáveis, você deve falar com seu veterinário sobre uma possível eutanásia para evitar que o cão não sofra mais com as dores que, certamente, ele sente.

Dificuldades para respirar com frequência

Se o seu animal se cansa fácil, tem dificuldade de respirar e até mesmo desmaia com facilidade, você precisa levá-lo ao veterinário para saber se é algo pontual ou uma doença degenerativa. Só o médico poderá afirmar.

Letargia e desânimo

Quando nem os brinquedos favoritos, ou os prazeres e passatempos que mais o animavam, como passear no carro ou ganhar um petisco, já não o interessam mais, talvez o seu membro da família com quatro patas, esteja cansado demais e dizendo adeus aos poucos. Investigue esse desânimo de perto e proporcione para ele alguns prazeres maiores, ele merece.

Se você acha que seu anima está doente, não entre em desespero. Nem sempre será preciso a eutanásia e a medicina está muito avançada hoje em dia! A melhor pessoa para te guiar e te ajudar, e que, assim como você, quer só o bem para o seu animal é realmente um veterinário de confiança.

Enquanto isso, curta todos os dias de uma maneira muito especial, afinal, esses peludinhos de quatro patas merecem todo o nosso amor!