Best Of Web

O botão mágico que leva as melhores historias a seu Facebook.

Best Of Web

O botão mágico que leva as melhores historias a seu Facebook.

Estudo revela que cães sentem as mesmas emoções que uma criança

Se você precisa de mais algum incentivo para adotar um amigo canino, a ciência pode ajudá-lo com isso. Um estudo bastante curioso revelou que os cachorros sentem as mesmas emoções que uma criança. Você não leu errado!

A pesquisa foi conduzida pelo neurocientista Gregory Berns, da Universidade Emory, nos Estados Unidos, e sua equipe. Durante o período de dois anos, cães passaram por um treinamento para que não sentissem medo de estar em uma máquina de ressonância magnética.

Para se ter uma ideia, para tranquilizar os animais em relação ao barulho do aparelho, até mesmo fones de ouvido foram usados. A necessidade em colocá-los na máquina era para que pudessem identificar o que ocorre em seus cérebros diante de determinadas situações.

  1. Foto: Meus Animais / Reprodução

Eis que concluída esta etapa, era hora de seguir com o experimento.

Quando os cães recebem sinais de comida ou a visita dos donos, isso faz com que uma região do cérebro comece a trabalhar mais: o núcleo caudado. Nesta área existem receptores de dopanima – que atua na liberação da sensação de prazer. E nos humanos, também é esta a área do cérebro que se ativa quando estamos para fazer algo que gostamos: desde comer até namorar.

De acordo com o pesquisador, essa informação a respeito das emoções caninas, por mais simples que pareça, é o indicador de uma semelhança entre o nosso cérebro – em especial o das crianças – com o dos peludos. “A habilidade de experimentar emoções positivas, como amor, poderia significar que os cachorros tem um nível de sensibilidade comparável ao de uma criança humana”, diz Berns.

  1. Foto: Reprodução

Interessante, não é mesmo?

Rolar para o topo