A pílula anticoncepcional possui diversos benefícios à mulher. Mas, em contraponto, também é capaz de apresentar efeitos colaterais, assim como alguns malefícios e riscos à saúde.
Mas estudos estão sendo realizados para conhecer melhor assunto. Um deles foi divulgado pelo Karolinska Instutet in Stockholm. Ele analisou dois grupos de mulheres entre 18 e 35 anos por três meses. O primeiro tomou anticoncepcionais neste período, enquanto o outro tomou apenas placebos; porém, nenhuma das mulheres sabia o que estava tomando.

Quando o estudo acabou, as pessoas que fizeram uso dos anticoncepcionais relataram que apresentavam uma qualidade de vida menor se comparado às que não tomaram o medicamento. Foi constatado que ele é capaz de afetar o bem-estar da mulher; além de afetar também o humor, a energia e o autocontrole, mesmo que o grupo não tenha sintomas de depressão.

Essas mudanças são pequenas, mas se pensarmos que o período analisado foi curto, podemos imaginar que elas se intensificariam a longo prazo. Portanto, fica um alerta às mulheres. Outros estudos já apontam um grande número de pessoas com sintomas de depressão e ansiedade após o uso continuo de contraceptivos orais.
É importante ficar atento para que não prejudique a saúde.
Foto: Reprodução/ Internet
Fonte: Hypeness












