Por mais que um cãozinho seja dócil ou amistoso, sempre tem aquela pessoa com quem ele não se dá bem. Às vezes, parece pura implicância do animal (o santo não bate), mas para muitos, isso faz parte de uma espécie de sexto sentido. São várias as pessoas que acreditam que o cão pode sentir quando a pessoa é boa ou quando ela é ruim. Contudo, isso até hoje nunca havia sido algo mais do que apenas uma crença ou superstição. Bom, pelo menos até agora.
De acordo com um estudo realizado por um grupo de cientistas da Universidade de Kyoto, Japão, os cães têm sim a capacidade de julgar se uma pessoa é boa ou ruim. Se você tentar aprontar para cima do dono do animal, esteja ciente que sua ação não passará despercebida pelo pet.
No experimento, os pesquisadores buscaram compreender como os cachorros estudados agiriam perante a seguinte situação: o dono do amigo canino deveria aparentar estar tendo dificuldades para abrir uma caixa, então, ele pediria ajuda para dois cientistas. Um dos rapazes cujo auxílio foi solicitado agiria de maneira bem prestativa e colaborativa, enquanto o outro simplesmente se recusaria a ajudar.
-
Foto: Web Cachorros/Reprodução
Feito isso, agora caberia a cada um dos dois cientistas oferecer um biscoito para o cão. Quanto mais rude tivesse sido o pesquisador ao negar ajuda ao dono em apuros, menor seria a possibilidade do animal aceitar o alimento. Enquanto àqueles que demonstraram solidariedade e ajudaram, o cão demonstrou menos receio e aceitou o quitute sem qualquer desconfiança.
Assim, os cientistas chegaram a conclusão que o cachorro é capaz de diferenciar uma pessoa como boa ou ruim apenas pela forma em que seu tutor foi tratado.
-
Foto: Clube para cachorros/Reprodução
Bastante interessante, não é mesmo? Então, quando seu cão invocar muito com uma pessoa e se demonstrar hostil com ela, fique atento. Ele pode saber de algo que você sequer desconfia.


Foto: Web
Foto: Clube para