O mês de setembro está quase no fim mas uma pesquisa realizada pelo National Bureau of Economic Research ainda está dando o que falar.
Segundo o estudo, o mês de nascimento de uma pessoa pode afetar diversos aspectos de seu desenvolvimento, principalmente na infância e na adolescência, além disso, a idade com que uma criança, em especial entre os 6 e 15 anos, ingressa um novo ano letivo também é levada em consideração e é capaz de afetar seu desempenho escolar, por exemplo.
É preciso levar em consideração que a pesquisa foi feita nos Estados Unidos, tomando como base o início do ano letivo deles, que ocorre em setembro e constatou que quem nasce nesse mês é mais inteligente e talentoso.
Além das aulas começarem em setembro na maioria de seus estados, o mês ainda é a data de nascimento limite para que uma criança seja matriculada no ano seguinte.
Eles analisaram os dados de cerca de um milhão de estudantes na Flórida, nascidos entre 1994 e 2000. O resultado apresentou uma pequena diferença entre os alunos nascidos em agosto em relação aos de setembro – cerca de 0,2%. Mas, aparentemente, ao longo dos anos esse valor fez diferença no desempenho dos estudantes: além dos que nasceram em setembro serem melhores na escola, eles eram mais propensos a frequentarem a universidade e menos propensos à detenção escolar.
Interessante, não é mesmo?
Foto: Reprodução/ Internet


