Natureza Incrível

Estudo afirma que o seu cão pode mentir muito mais descaradamente do que você

Publicado

em

Nós, seres humanos, nascemos com algo não muito correto: a maioria de nós mente muito bem. E, mesmo se não é o melhor em contar coisas falsas, já fez isso pelo menos uma vez na vida. Mas será que os cães, que geralmente têm as mesmas emoções que nós, também mentem?

Pensando nisso, um grupo de pesquisadores da Suíça queriam entender se cachorros tinham a habilidade de enganar os donos para conseguirem aquilo que queriam. Para isso, primeiramente, eles treinaram 27 cães, de raças diferentes entre 1,5 a 14 anos de idade, para que os caninos pudessem distinguir duas mulheres que os iriam alimentar.

Uma delas foi considerada ‘cooperativa’, e oferecia regularmente guloseimas aos animais. A outra foi denominada ‘competitiva’, e mostrava as guloseimas aos peludos, mas as guardava depois. E, claro, a pequisa constatou que os cães tinham muito mais preferência pela mulher cooperativa.

Depois, os cães foram ensinados a conduzir as duas mulheres à comida. Os cachorros observaram enquanto salsichas (seu alimento preferido) e biscoitos de cão eram colocados em duas caixas idênticas, que foram depois posicionadas no chão, juntamente com uma terceira caixa vazia. Durante os testes foi solicitado aos peludos que “mostrassem onde estava a comida”. Com isso, eles conduziram o seu parceiro humano a uma das caixas.

Assim eles foram testados duas vezes com a parceira ‘cooperativa’ e com a parceira ‘competitiva’. Enquanto a parceira ‘cooperativa’ presenteava os cães com o que estava dentro da caixa, a parceira ‘competitiva’ ficava sempre com os achados.

Anúncios

Resultado inesperado

“Realizamos os testes durante dois dias, e chegamos sempre à mesma conclusão. Os cães estavam mais predispostos a conduzirem a parceira ‘cooperativa’ à caixa que continha a sua comida favorita, e esta tendência era ainda mais aparente durante o segundo dia”, escreveu um dos líderes do estudo.

Desta forma, podemos constatar que, mais da metade dos cães percebeu que a pessoa ‘competitiva’ jamais os daria as salsichas que estava na caixa. Então eles mentiram descaradamente onde estava a comida a essa mulher.

Inclusive, dois cães em específico, Arwen e Nelson, mostraram muita esperteza ao conduzirem sempre a pessoa ‘cooperativa’ e nunca a ‘competitiva’ às salsichas. Baxter, Cicca, Barni e Caju também nunca levaram a parceira ‘competitiva’ até às salsichas, porém revelaram-se menos consistentes relativamente à parceira ‘cooperativa’.

De acordo com os pesquisadores, estes resultados mostram que os cachorros são capazes de ajustar o seu comportamento conforme as pessoas e as circunstâncias que os rodeiam e de utilizarem técnicas de manipulação. “Eles são capazes de entenderem como as suas ações afetam o comportamento dos humanos”, escrita do artigo científico.

 Vê se pode uma coisa dessas?!
Anúncios

Destaques

Sair da versão mobile