Este é Didik, um pequeno orangotango que vive em um abrigo na Indonésia. Quando ainda morava em Bornéu, na Malásia, Didik viu sua mãe ser baleada e morta na sua frente e também tomou um tiro no ombro.
Dias depois, ele foi abandonado em uma loja na Indonésia, provavelmente por alguém que tinha intenção de criá-lo como bichinho de estimação, mas desistiu e o abandonou.

Didik foi encontrado pela International Animal Rescue (IAR) com um quadro grave de desnutrição, e a tristeza em seu olhar indicava que ele estava extremamente traumatizado. “Para um animal sensível como um orangotango, assistir à morte da própria mãe é uma experiência profundamente traumática,” escreveu o diretor da IAR Karmele Llano Sanchez em um post no Facebook “Por isso Didik parecia tão depressivo quando o resgatamos.”
(Foto: Reprodução/ The Dodo)
A equipe de resgate da IAR tem cuidado de Didik, e seu quadro já é bem melhor. Em comunicado, a instituição informou que o macaquinho já está evoluindo. “Ele está ganhando peso e comendo vários tipos de alimentos, incluindo cenouras, repolhos e maçãs.”
Por sorte, a bala alojada em seu ombro é uma ferida relativamente superficial e, em breve, será realizada uma cirurgia para retirar o projétil.
Ainda segundo a IAR, Didik permanece traumatizado e levará tempo para ele se recuperar e poder ser um orangotango comum, mas até lá, é reconfortante saber que ele está em boas mãos e que ainda é possível ter fé em alguns humanos que se dedicam a ajudar animais indefesos.
Por Ana Oliveira












