Amy Jandrisevits costumava trabalhar em oncologia pediátrica com crianças que tinham câncer ou doenças sanguíneas. Parte de seu trabalho com crianças é fazer ludoterapia.
Até que, um dia Amy decidiu mudar a vida das crianças criando para elas bonecas que se parecem com seu físico. Principalmente para crianças internadas em um hospital que merecem ser celebradas de forma inclusiva.
Amy cria bonecas para crianças que não se veem representadas em brinquedos. Ela acha que toda criança merece se sentir vista.
Uma boneca como eu
Oito anos atrás, Amy fez uma boneca para uma menina que teve a perna amputada, então ela criou uma boneca onde uma das pernas terminava no joelho. Essa menininha viu sua boneca e pensou: sou eu. Depois daquela primeira boneca, ela recebeu mais de 200 pedidos em um mês.
Obviamente ela não consegue fazer 200 bonecas personalizadas em um mês, mas com a ajuda de sua mãe, Amy já fez mais de 400 bonecas.
Com o tempo, A Doll Like Me , se tornou uma organização sem fins lucrativos. As pessoas podem doar dinheiro para que Amy crie novas bonecas para o filho de outra pessoa. Ela adora ver como as pessoas são generosas.
“Uma boneca sendo dada a uma criança por alguém que ela nem conhece… quer dizer, isso é tão lindo, declara.

Cada boneca é uma obra de arte feita à mão, assim como as crianças que ganham uma, lidando com diferenças de membros, albinismo, paralisia cerebral, queimaduras ou câncer.
“Fazendo a diferença uma boneca de cada vez”
Todas as bonecas são feitas à mão por Amy com a ajuda de sua mãe. Até agora, eles fizeram mais de 400 bonecos para crianças em todo o mundo
Mude a narrativa
Essa é a missão em que Amy está. Ela quer tornar a sociedade mais inclusiva, garantindo que todas as crianças tenham um lugar à mesa. Há uma lacuna em quem está representado no mercado de brinquedos. Muitas crianças se reconhecem em livros, filmes ou mídia convencional. Amy está interessada em mudar essa narrativa. Em suas bonecas as crianças podem se ver e encontrar a conexão que procuram. A opinião de Amy sobre isso é perfeita:
“Não são apenas bonecas. Parece tão insignificante, mas pode literalmente mudar a forma como uma criança se vê.”












