A Boa do Dia

Esse sinais podem revelar se você tem hipotireoidismo

A tireóide é uma glândula que atua no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes e é responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam em todos os sistemas do nosso organismo. Suas principais influências estão no peso, memória, regulação dos ciclos menstruais, fertilidade, concentração, humor e no controle emocional. Quando a tireoide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso (hipertiroidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo).

Quando o hipotireoidismo acontece, o coração bate mais de vagar, o intestino não funciona corretamente e o crescimento pode ficar comprometido. Os sintomas são silenciosos e podem ser facilmente confundidos com doenças semelhantes. Casos de diminuição da memória, cansaço excessivo, dores musculares e articulares, sonolência, aumento dos níveis de colesterol no sangue e depressão são os principais sintomas. Geralmente esse mal funcionamento causa emagrecimento, o coração dispara, o intestino solta, a pessoa fica agitada, fala demais, gesticula muito, dorme pouco, sente-se com muita energia, embora esteja cansada.

Em um adulto, a tireoide pode chegar a até 25 gramas Disfunções na tireoide podem acontecer em qualquer etapa da vida e são de simples de se diagnosticar. Além disso, elas podem ocorrer mesmo sem o bócio. O reconhecimento de um nódulo na tireoide pode salvar uma vida, por isso a palpação da glândula é de fundamental importância. Se identificado o nódulo, o endocrinologista deve solicitar uma série de exames complementares para confirmar ou descartar a presença de câncer.

Estima-se que 60% da população brasileira tenha nódulos na tireoide em algum momento da vida. Mas isso não significa que sejam malignos. Apenas 5% são cancerosos. Além de se parecer com uma borboleta, a tireoide também lembra o formato de um escudo. Daí o surgimento de seu nome: uma aglutinação dos termos thyreós (escudo) e oidés (forma de). Algumas crianças podem nascer com hipotireoidismo, para detectá-lo, é realizado o chamado Teste do Pezinho, que deve ser feito, preferencialmente, entre o terceiro e quinto dia de vida do bebê.

Os principais sinais da doença podem ser observados quando ocorre o aumento de peso, devido a queda de produção dos hormônios T3 e T4.

Cabelos secos e frágeis, pele seca, delgada, pálida ou amarelada (excesso de caroteno – carotenose)

Cãibra e dores musculares, parestesias (formigamentos)

Cansaço e Depressão

Diminuição da memória

Dispneia (sensação de falta de ar) e fraqueza

Alterações do ciclo e do fluxo menstrual

Edema de face, especialmente das pálpebras, edema de mãos, pernas (que não deprime após a compressão) e pés.

O importante é que ao suspeitar de algum desses sintomas o Endocrinologista seja procurado imediatamente. Para tirar mais dúvidas você pode acessar o site da Sociedade Brasileira da Endocrinologia e Metabologia.