A vulnerabilidade social é um fato em grandes cidades – cidadãos tem sua família, nome e história ignorados para se tornarem números acumulados em abrigos ou calçadas, sobrevivendo com migalhas devido à falta de recurso e, sobretudo, ao preconceito.
Pensando nisso, esses 3 dentistas de Piracicaba estão fazendo sua parte para mudar a vida de pessoas que precisam. Renan Pereira, Maira Lache e um amigo do casal têm feito exodontias, restaurações, próteses e tratamentos preventivos voluntariamente em moradores de rua há um ano.
O Projeto Conexão Saúde é financiado por eles mesmos. “Todos os gastos altos que temos nós dividimos entre os integrantes para não pesar para ninguém. Alguns materiais que nós utilizamos no projeto são materiais que nós já temos, o que facilita muito”, disse Renan em entrevista ao site Só Notícia Boa.

Mais de 30 pessoas em situação de rua já foram atendidas pelo projeto, sendo cerca de 3 por mês, e eles têm planos de transformá-lo em uma ONG para que cada vez mais pessoas sejam atendidas.
O idealizador conta sobre como a ação começou. “Essa minha inquietude com as pessoas em situação de rua começou quando eu descobri que o Brasil era o país com maior numero de dentistas do mundo, mas isso não se refletia numa sociedade com maior qualidade na saúde oral.”
“Mesmo com tanta gente, nós ainda temos uma parcela gigantesca de pessoas que nunca foram atendidas. Isso é bizarro, leva a gente a refletir para quem estamos fazendo odontologia. É uma forma de retornar o conhecimento que recebi todos esse anos”, finaliza.
Incrível trabalho, não? Esperamos que eles cresçam cada vez mais e que seu projeto alcance o máximo de pessoas necessitadas possível!
Fotos: Só Notícia Boa












