Eu sei que pode não parecer uma das situações mais legais para se trazer à tona, mas é um fato que, diariamente, milhões de microrganismos rastejam sobre nós.
Seja no rosto ou pelo restante do corpo, somos tomados por esses bichinhos que nossos olhos não são capazes de ver. Quer um exemplo? Vamos lá!
O carinha assustador da foto abaixo atende pelo nome de Demodex follicurolum (Demodex, para os íntimos) e é um pequeno ácaro parasita que não mede nem 0,4 mm, se alimenta dos nossos folículos pilosos (estruturas do corpo que envolvem pelos e fios de cabelo) e se movem pelo corpo de seu hospedeiro.
![]()
Na maioria dos casos, eles são inofensivos e nós mal notamos a sua presença, contudo, em pessoas com o sistema imunológico mais frágil ou enfraquecido, o Demodex pode ser o responsável por irritações na pele e por doenças como a rosácea (condição de saúde que causa pequenos inchaços e vermelhidão na pele).
![]()
A transmissão desse não tão simpático microrganismo ocorre por meio contato, mas pesquisadores ainda estudam a respeito de como a infecção com esses ácaros ocorre nos humanos.
![]()
E ah! Exceto se você notar os sintomas da rosácea, nem precisa manter na sua cabeça que esses bichinhos estão nas suas sobrancelhas, cílios e raízes capilares. Não vamos surtar por isso!
Fotos: Reprodução











