Já imaginou poder sair daquele seu mundinho particular? Digo, sair daquelas telas de televisão, videogame, celular? Parece loucura, né? Porque afinal… O que você poderia fazer sem seu celular?
A ideia do campo de Minnesota é exatamente essa: permitir que as crianças possam se aventurar em diversos tipos de brincadeiras e tudo ao ar livre e feito com… Papelão! Sim, você não ouviu errado! Sem falar que o espaço é bem grande! Lá você pode achar trilhas arborizadas, campos abertos, lagos, etc. É a aventura do momento! Você iria?
O campo, apelidado de “Aventuras em Papelão”, abriu os corações e as mentes da juventude por meio de artes ao ar livre e jogos – muitos jogos!

A proposta foi desenvolvida pelo artista Julian McFaul e é tudo baseado em workshops que encorajam as crianças a usarem a natureza e sua imaginação para criarem diversos espaços diferentes; tudo isso para estimulá-los tanto mentalmente como fisicamente.
O que eles querem com isso é que as crianças possam perceber sua liberdade e criatividade; coisa que os smartphones e os videogames, por exemplo, não podem dar a eles.
“A partir do trabalho de Richard Louv e muitos outros que descrevem o “transtorno de déficit de natureza”, sabemos que as crianças são mais inteligentes, mais saudáveis e mais felizes quando tem tempo para brincar em lugares mais naturais”, explica Julian.


“Eu sei a primeira coisa que as crianças tendem a fazer quando chegam na entrada da grande floresta, não importa seu sexo, etnia ou cultura; é pegar um graveto, fazer uns movimentos de combate com espadas e gritar coisas para que os monstros venham pegá-los”, diz ele.






E parece que os adultos também estão querendo entrar nessa. Já foram feitos pedidos à organização para que isso aconteça.
Quem sabe, não? Curtiu a ideia?
Beatriz Ponzio
Fotos: Julian McFaul/Youtube, Amy Wurdock/Upworthy.












