As redes sociais têm chegado a cada vez mais lugares ao redor do mundo. São os reflexos da globalização e do avanço tecnológico, que causam impacto direto tanto positiva quanto negativamente na vida das pessoas. É preciso sabe filtrar e extrair as melhores coisas que a internet tem para oferecer. Mas, acima de tudo, é preciso ter cuidado com a privacidade. Com o anonimato, dificilmente sabemos quem é a pessoa do outro lado da tela. Seus reais propósitos e intenções. Confiança é uma linha tênue nesse momento, onde lidar com desconhecidos, ao mesmo tempo que se torna comum e rotineiro, se mostra alarmante.
Exemplo que pode acontecer na vida real:
Agora, imagine uma situação, que mesmo sendo falsa, serve como exemplo para entendermos até onde essa quebra de privacidade pode chegar. Uma mãe está navegando pelo Facebook e, de repente, recebe uma solicitação de amizade de um desconhecido. Resolve aceitá-lo, mesmos sem saber quem é. Pouco depois, esquece o fato. Ela está vendo a filha ou filho entrar na escola e sua emoção não poderia ser maior. Logo, muito empolgada, decide postar uma foto da criança e comentar como está alegre. Mas, essa mãe vai além: marca o nome da escola do(a) filho(a) na publicação.

Ela nem sequer imagina os perigos dessa simples exposição. Aquele estranho, que adicionou nas redes sociais dias atrás, encontra a foto da menina e a envia para um catálogo online e a encaminhou para centenas de homens ao redor do mundo com a mensagem: “Carne fresca, menina americana. Ela não completou 6 anos. Apenas 5000 dólares !!!!!”. Horrível pensar uma coisa dessas, não é mesmo? Indo ainda mais além, essa mãe chega na escola para buscar a filha certo dia e percebe que a menina não está mais lá. Alguém a levou. É nesse instante que ela começa a, desesperadamente, encontrar respostas que levaram ao sumiço da criança.

A resposta está mais perto do que ela imagina. Está naquele homem que adicionou no Facebook. Mesmo sendo uma história não baseada em nenhum caso específico, ela mostra o que pode acontecer quando os limites dessa privacidade são quebrados e extrapolam os meios digitais. Especialmente com crianças, é necessário um cuidado redobrado, pois elas podem ser alvo de muitas pessoas querendo fazer o mal. Tome cuidado com tudo o que fizer ou postar nas redes sociais e tente lidar com elas da forma mais positiva e agregadora possível.
Foto: Reprodução/ Internet
Fonte: Notícias Café












