Fail Ong, estudante de medicina do Imperial College de Londres, inventou uma inovação para pacientes que sofrem com o mal de Parkinson. Ela é capaz de manter a firmeza das mãos, como todos sabem, os pacientes sofrem muito com os tremores causados pela doença.

O dispositivo faz esse controle através de mecanismos parecidos com os mesmos usados para manter a estabilidade de satélites no espaço, conhecidos como giroscópios, que são pequenos discos de metal colocados em rotação para conservar a posição por meio do princípio físico de conservação do movimento angular.

A vontade de criar esse aparelho surgiu quando ele trabalhava com uma equipe que cuidava de uma paciente de 103 anos. O estudante criou um exemplo com outros colegas de classe para levantar a verba necessária para que pudessem fazer os primeiros protótipos do aparelho. Vários testes com elásticos, molas, imãs e outros componentes foram testados, mas o que realmente surgiu efeito foi a ideia do giroscópio.

Com o nome de GyroGlove, a luva conseguiu reduzir a amplitude dos tremores em até 80% e segundo os desenvolvedores, as vítimas de casos mais graves podem até voltar a escrever, usar talheres e fazer café.












