Kerstin Langenberger é a fotógrafa por trás dessas impactantes imagens de um urso polar feitas nas ilhas Svarlbard, entre a Noruega e o Pólo Norte.
Assim que fez as fotos, Kerstin as publicou em sua conta no Facebook para advertir a respeito dos perigos que muitas espécies estão correndo em virtude das mudanças climáticas ocasionadas, sobretudo, pelo homem.
Logo, a foto viralizou em toda a internet.

Junto às fotos, a fotógrafa escreveu:
“Sim, tenho visto ursos em bom estado, mas também vi espécies mortas ou desnutridas. Ursos que andam pelas orlas buscando alimentos, tentando caçar alces, comendo ovos de aves, musgo e algas (o que é muito incomum), e me dou conta de que os ursos nutridos são quase sempre machos.
Pelo contrário, as fêmeas que dão a luz a seus filhotes são escassos. Com o degelo do norte acabam por habitar a terra, onde não há muita comida. No primeiro ano, perdem seu primeiro filhote. No segundo ano, perdem o segundo e último. Só vi uma vez uma mãe com um filhote independente.
Não tenho dados científicos para provar minhas observações, mas tenho olhos para ver e cérebro para tirar conclusões. A mudança climática está afetando consideravelmente o Ártico.”

Em decorrência da elevação das temperaturas em todo o planeta, muitos animais estão sendo obrigados a mudar seus hábitos com o intuito de sobreviver em meio a essas adversidades.
É claro que a mudança climática é apenas mais um dos fatores desencadeados pela ação humana que estão contribuindo para a destruição do planeta, assim como o desmatamento, a caça e a contaminação dos oceanos.
Vale a reflexão.












