Best Of Web

O botão mágico que leva as melhores historias a seu Facebook.

Especialistas revelam que deixar o feijão de molho é realmente uma boa escolha

Você já ouviu falar que devemos deixar o feijão de molho antes de prepará-lo? Esta história é velha, mas até hoje algumas avós ou mães ainda garantem que esta maneira é a certa.

Mas o que poucas pessoas sabem, é que agora este “conselho de vó” foi experimentado e aprovado por especialistas. Um estudo do Centro de Pesquisa em Alimentos, da USP, junto com o Embrapa confirmou que devemos deixar o feijão em um pote de água entre 8 e 12 horas. “Quando se faz o remolho, além de acelerar a etapa de cozimento, pois os grãos são pré-hidratados, é possível eliminar ou dissolver alguns componentes considerados ‘antinutricionais’. Entre eles fitatos, polifenois e oligossacarídeos não digeríveis”, revela Priscila Bassinello, da Embrapa.

A simples ação de deixar o feijão de molho pode evitar desconfortos abdominais, gases e flatulências, pois ela ajudaria a digerir a comida pelas nossas enzimas.

Tudo isso tem uma simples explicação: “Como são moléculas relativamente pequenas, a penetração da água ajuda na solubilização e possibilita a redução de seus níveis. Dessa forma, contribuem para menos ocorrência ou intensidade do desconforto abdominal”,conta o professor João Roberto Oliveira do Nascimento, pesquisador do FoRC.

Alguns pesquisadores dizem que a proteína e o mineral presentes no feijão podem estar presos aos compostos que prejudicam nossa saúde, mas ainda é necessário algum estudo que comprove esta teoria.

Eles ainda acreditam que os diferentes tipos de feijão precisam de tempos diferentes na água, para o melhor ponto, mas não é possível provar isso.

De qualquer forma, incrível saber que devemos deixar o feijão de molho, não é? Um conselho tão milenar que agora possui aprovação científica. Devemos ouvir mais nossas avós e avôs, eles possuem ótimas dicas

Fotos: Reprodução Internet

Especialistas revelam que deixar o feijão de molho é realmente uma boa escolha
Rolar para o topo