Ciência e saúde

Especialistas alertam sobre o uso de cotonetes em crianças. Entenda os riscos envolvidos

Publicado

em

Entenda os riscos envolvidos no uso de cotonetes em crianças. Esse hábito pode causar surdez

Todo o tipo de procedimento que é considerado ordinário para os adultos, deve ser feito com bastante cautela nas crianças e nos bebês. Até mesmo nas situações de higiene básica, como cortar as unhas, limpar o nariz e limpar os ouvidos.

Um estudo realizado pelo Nationwide Children’s Hospital, publicado no Journal of Pediatrics, alerta que o uso incorreto dos cotonetes em bebês e crianças leva 34 pequenos para os hospital todos os dias na América.

A maior parte desses acidentes acontecem na hora em que os pais tentam limpar os ouvidos dos filhos, da mesma forma que fazem nos ouvidos dos adultos. Esse erro pode causar uma surdez repentina.

Mas, afinal, usar o cotonete faz mal à saúde?

De acordo com a Dra. Tânia Maria Sih, presidente do Departamento Científico de Otorrinolaringologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, o cotonete não é o mais indicado quando se trata de crianças e bebês, explica.

Anúncios

Outro perigo é o da haste interferir na camada de proteção natural dos ouvidos, o que pode causar doenças como a otite, uma enfermidade comum entre os nenens.

Qual é a forma correta de limpar os ouvidos deles?

Muitas mamães e papais já sabem, mas a maioria dos pediatras dizem que não existe necessidade de higienização dos ouvidos.

Estudos informam que a cera é uma proteção e deve ser retirada apenas em casos em que o médico indique, e pelo próprio doutor.

A limpeza deve ser feita apenas com uma toalhinha úmida por fora, nada de usar o cotonete, e menos ainda de forma profunda.

Fonte: VIX

Anúncios

Destaques

Sair da versão mobile