Cientista explica o motivo de vermos as veias em tons azulados.
Não se engane, nossas veias são vermelhas, assim como nosso sangue. E a explicação do porque nós as enxergamos na tonalidade azul tem relação direta com a sua interação com a luz.
Em artigo publicado na The Conversation, o professor David Irvin da Universidade de Tecnologia de Sydney, Australia, explica o motivo de enxergamos as veias de cores diferentes das que elas realmente são.
Tudo depende de uma série de fatores, e um deles é a forma em que a luz se comporta no momento em que entra em contato com a nossa pele e com alguns compostos do nosso sangue.

A luz nada mais é do que uma radiação eletromagnética. As diferentes propriedades físicas da radiação, como a frequência e o comprimento de onda, determinam as cores e a forma de como elas interagem com os objetos.
A luz branca é na verdade a mistura de vários comprimentos de onda, ou seja, de várias cores, como vemos no vídeo abaixo que mostra o experimento clássico de Isaac Newton para comprovar esta teoria:

As propriedades físicas da luz vermelha fazem com que ela não se disperse facilmente, e consiga penetrar com maior facilidade na pele. Quando isso ocorre, a luz vermelha é absorvida pelas hemoglobinas (proteínas que tornam o sangue vermelho).
A luz azul, por sua vez, possui propriedades físicas que acarretam num menor poder de penetração, sendo esta facilmente dispersada. Quando a radiação de caráter azul interage com a pele, ela é desviada de volta.

Quando a radiação branca atinge a pele, você enxerga mais a cor azul porque é a parte da radiação que é refletida, e menos a cor vermelha, que é absorvida, o que faz com que as veias pareçam azuis.
Este fenômeno depende da profundidade e não se aplica a todas as veias do corpo, as mais superficiais são vistas em tons avermelhados.
Fonte: TheConversation












