
Entenda por que você deve parar urgentemente de consumir molhos de salada industrializados
Fazer uma dieta ou aderir a hábitos de alimentação mais saudáveis são situações que exigem certos sacrifícios. Por exemplo, quem não sofre trocando aquele pudim de leite condensado ou aquele pote de sorvete napolitano por uma tigela de brócolis ou um prato de alface?
E já que falamos a respeito de verduras, pegando carona no assunto, é de costume que busquemos alternativas para torná-las mais gostosas e “comestíveis”, não é verdade? Principalmente quando não estamos acostumados a consumi-las.
Em razão disso, produtos como os famosos molhos de salada industrializados ganham cada vez mais espaço em restaurantes e nas casas dos brasileiros. Mas, já que a questão é saúde, será que eles fazem algum bem? Ou eles estão mais para vilões?
-
Foto: Getty Images
Direto ao ponto, a recomendação é que você dê preferência ao molho caseiro. E por que evitar o molho industrializado? Normalmente, a este último ocorre o acréscimo de grandes doses de açúcares, corantes e conservantes, além de alguns serem altamente calóricos.
Toda essa química se agrava pelo fato de nem sempre termos a noção do quanto estamos consumindo. Você tem ideia de quantas colheres de sopa você consome por refeição do molho que vem na garrafinha? Há algum controle ou você simplesmente despeja por toda a salada?
-
Foto: Reprodução
Outro fator a se considerar é que toda esta combinação química, seriamente prejudicial ao organismo – porque parte destas substâncias não metabolizam – está associada ao excesso de sódio, o que pode levar a sérias doenças crônicas. Apesar do sódio ser importante para o corpo humano, a falta de equilíbrio no consumo se apresenta como algo grave (principalmente se, além do molho, você também jogar sal em cima).
Os molhos industrializados costumam apresentar em sua composição um componente chamado glutamato monossódico, um aminoácido que dá mais sabor aos alimentos. No entanto, ele também está associado a enxaquecas e a problemas de hipertensão arterial, o que representa mais um forte incentivo para que haja moderação no consumo.
-
Foto: Getty Images
Para fugir dos produtos das indústrias e ainda assim deixar sua salada mais gostosa e saborosa, outras opções se mostram muito mais saudáveis, como receitas caseiras (confira 12 delas clicando aqui).
A salada não vai ajudar se o acompanhamento quebrar todo o seu efeito.
Foto de capa: Doutíssima / Reprodução

Foto: Getty Images
Foto: Reprodução
Foto: Getty Images