O espirro, algo comum na vida de todas as pessoa, é a expulsão involuntária de substâncias que o nosso corpo rejeita, como vírus e poeira e pode acontecer em qualquer lugar ou momento. Para quem sofre de algumas doenças respiratórias ou está resfriado, isso é muito mais intenso. Segundo estudos, um espirro pode alcançar mais de 160 quilômetros por hora, então não é de se espantar com o que causam.

Mas, às vezes, resolvemos segurá-lo. O que será que acontece com nosso corpo quando fazemos isso? Bom, segundo o Dr. Dale Tylor, otorrinolaringologista, prender o espirro pode causar alguns danos como tontura ou inflamação, e em alguns casos mais raros, até romper o tímpano, portanto não é recomendado. Ele falou ao site Digg sobre os problemas que esse ato pode provocar:
“Pode haver risco de lesão se houver um espirro violento, com o ar empurrando para a região da órbita ou do cérebro”, explicou o médico. De acordo com ele, o espirro pode sair pelo lugar errado e acabar por obter “pequenas lacunas no osso que separa o nariz e olhos ou nariz e cérebro”.

O Dr. tranquiliza falando que na maioria, é algo que se cura sozinho e facilmente. Mesmo os casos em que ocorrem lesões sendo muito raros, é melhor não correr o risco, não é mesmo? Deixar o espirro sair pode facilitar muito! Foto: Reprodução/Internet/Wiki How












