Não é nada fácil cuidar de uma gravidez. Diversas consultas, pré-natal, etc. Mas nem todas passam por todos esses procedimentos. Principalmente quem é de baixa renda. Porém, e se elas tivessem algum tipo de estímulo para seguirem corretamente?
Bem, foi isso o que a enfermeira Gislaine Gonzaga pensou em fazer. Tudo após conviver algum tempo com diversas gestantes em um centro de saúde em Goiânia. Lá, ela acabou percebendo que muitas mães não estavam felizes com a vinda de um bebê, principalmente pela gravidez não ter sido planejada.
Assim, Gislaine tentou aumentar esse laço afetivo e deu à elas um kit de enxoval para os bebês, mas isso infelizmente não funcionou da maneira que ela imaginava. E foi assim que surgiu a ideia de começar uma sessão de fotos com cada uma das mulheres. Quem sabe assim elas não se animavam?




Na própria unidade de saúde, no consultório da enfermeira, Gislaine levou suas roupas, maquiagens e até sua vizinha para ajudá-la. O dia foi marcado por muito mimo e um bombardeamento de autoestima.
Mal sabia ela que as coisas iriam aumentar de um dia pro outro. Com a ajuda de uma equipe de profissionais de saúde especializados em cursos de cabelo e maquiagem, a profissional começou com um verdadeiro negócio. O figurino também ficou por conta deles.
Atualmente, as fotos são realizadas no Centro de Saúde Cachoeira Dourada e no Centro de Saúde da Família Jardim Guanabara, em Goiânia, porém as fotos costumam acontecer na casa da enfermeira mesmo.



O melhor de tudo é que a ideia deu tão certo que Gislaine não pensa em abandonar, afinal aqueles books proporcionaram para 70 mulheres um pouco mais de autoestima e uma relação melhor com o filho que teriam. Muitas, inclusive, após verem o resultado, ficaram estonteadas e com vontade de se mostrarem para todos.
O projeto, é claro, é gratuito e a única coisa que elas precisam fazer para conseguir as fotos é seguir o acompanhamento com os médicos corretamente.
As fotos já até foram parar em uma exposição, a ”FotográVIDA”, no Espaço Ipê, no Setor Jardim Guanabara, em Goiás. Além disso, o evento também contou com palestras de conscientização, exames preventivos, atividades educativas e até uma campanha odontológica preventiva para a saúde da mãe e dos bebês.



É uma foto mais linda do que a outra, não?!
Fotos: Arquivo pessoal/Gislaine Gonzaga/Facebook












