Quando uma pessoa resgata um animal, ela deve saber que nunca mais conseguirá passar reto ao ver algum em perigo. Foi o que aconteceu com Melanie Pafford, cofundadora da ONG de proteção animal Fundação StreetDog, no Tennessee, Estados Unidos.
Ela se assustou ao encontrar um cachorro coberto de feridas atrás de uma pilha de lixo. “Eu percebi que ele tinha sido atacado. Ele estava tão mal”, relata. Melanie e um voluntário tiveram muito trabalho para tirar o cachorro daquela situação, pois ele não se levantava, não se movia e nem caminhava.
Hesitante em puxá-lo dali com medo de machucá-lo, o marido de Melanie, Kent, rastejou e abriu caminho ente o lixo para que ele passasse, e conversou com ele até chegar perto. O pequeno não esboçou nenhuma reação: “ele estava absolutamente abatido e gasto”, disse o homem.

Com o caminho livre, Kent envolveu-o com uma toalha macia e levou-o para a van do resgate. Suas perninhas estavam com muitas mordidas infeccionadas. Melanie chamou-o de Liam, e os protetores especularam que ele era utilizado como “isca” em lutas entre cães.
Liam foi imediatamente levado ao hospital veterinário mais próximo, e a equipe hidratou-o com soro e limpou suas feridas, administrando também antibióticos para suas infecções. A maior preocupação de todos era que ele não conseguisse sobreviver até de manhã.

“Todo o seu espírito estava quebrado – tão quebrado. Ele estava desistindo, e é isso que nos preocupou”, desabafa Melanie. Mas eles não desistiriam de Liam, e buscaram-no pela manhã, recebendo a incrível notícia de que ele tinha sobrevivido.
Quando o cachorro reviu o casal, sua cauda balançou, e eles não conseguiram conter a emoção. Ele foi levado ao hospital da ONG, onde ainda está em tratamento — mas toda a atenção e amor o fizeram tornar-se novamente positivo, e ele está lentamente se animando com a vida.

Ele tem um ano de idade, e os voluntários se atentaram para o fato de que ele provavelmente nunca teve nada que fosse apenas seu. Por isso, estão mimando muito com presentes e brinquedinhos, e Liam responde muito bem, brincando e mantendo os objetos perto.
Seu brinquedo preferido é um cachorrinho, que os protetores chamam de ‘bebê do Liam. “Ele não conseguia andar sozinho por medo do lado de fora, mas ele saiu do canil para recuperar seu bebê”, conta Melanie. “Isso é enorme.”

Com muito amor e apoio de todos, o pequeno Liam só vai melhorar, e em breve terá uma família muito feliz ao seu lado. Esperamos que tudo fique bem logo! ♥
Fotos: The Dodo












