A Boa do Dia

Emocionada, atriz Débora Nascimento chora ao se recordar de amiga que morreu de anorexia enquanto tentava ser modelo

By Bruno Piai

June 14, 2017

Para seguir os “padrões da moda” e na busca do chamado “corpo perfeito”, muitas mulheres acabam entregues a uma das doenças mais cruéis: a anorexia. E não são poucas as vítimas deste mal.

Em uma história comovente, a atriz global Débora Nascimento revelou no programa ‘Vai, Fernandinha’, do canal Multishow, o quanto sofreu com a pressão enfrentada por muitas modelos para tentar seguir carreira na área.

“Eu estava entre as 30, e lembro que teve um jantar. Eles já tinham me falado: ‘Você tem que emagrecer, porque o seu quadril é 91. Não tá rolando’. Eu tinha 15 anos, era jeca. Lembro que me enchi de água, fui comendo devagarzinho, porque estava morrendo de fome… Aí chegou a sobremesa, e eu queria uma colherada apenas. Isso naquela mesa com 30 meninas magras e promissoras. Peguei a colher. Aí veio o moço da agência e tirou da minha mão: ‘Você não pode, você tem que emagrecer’”, contou a atriz para Fernanda Souza.

  1. A atriz Débora Nascimento – Foto: Gshow / Reprodução

Débora relembra que chegou a desmaiar várias vezes por sentir fome, mas ela se recusava a comer para alcançar o corpo que desejavam que ela tivesse: “Minha mãe me salvou quando viu que eu estava definhando. Ela me salvou da anorexia”, recordou.

O relato da global emocionou a apresentadora, que não segurou às lágrimas ao ouvir que Débora teve um princípio de anorexia enquanto tentava emagrecer: “Eu te entendo. Nunca tive essa profissão, mas às vezes me sinto nesse mesmo caminho”, afirmou Fernanda.

  1. A atriz e apresentadora Fernanda Souza não segurou as lágrimas ao ouvir o relato de Débora Nascimento

“Tem menina que engole algodão, que toma detergente. Uma amiga minha faleceu de anorexia. Eu lembro que a encontrei uma vez e falei: ‘Nossa, como você emagreceu!’. O assunto era como você fez para estar tão magra? Ela dizia: ‘Quanto mais magra fui ficando, mais rica e conhecida fui ficando, mais foco eu fui tendo’. É um ciclo viciante. Ela faleceu, foi notícia. É muito difícil”, recordou Débora, emocionada.

Em reflexão a respeito do assunto, a esposa do ator José Loreto falou a respeito da importância das mulheres se aceitarem como são e priorizarem saúde e autoestima, e não se entregarem a um caminho que pode levá-las a se destruírem:

“Por isso que eu penso também na nossa posição como mulheres que têm essa mídia em cima. Por mais que o caminho seja mais fácil eu não vou me drogar para ter o corpo perfeito. Eu vou falar: ‘Gente, tenho celulite, sim!’. Se tiver uma adolescente que olhe para mim e diga: ‘Ufa! Eu posso ter o cabelo cacheado, com frizz, posso ter o meu quadril, minha bochecha, minha celulite…’. Uma que possa ter essa referência… Valeu! A vida não é só estar nesse lugar, ter dinheiro, fama. O que é sucesso? É ser conhecida na rua?”, contou Débora. “Ame o seu corpo, não ame o dela. Mulheres, sejam livres”, completou.

A entrevista vai ao ar na próxima sexta-feira, 16, pelo Multishow, mas já está disponível pelo Globosatplay.

Fotos: Reprodução