Por acaso você usa roupas feitas com pele de animais? Se sim, há alguma razão em especial para isso? Bom, não precisa me responder.
A questão é que o trabalho de fotos a seguir, da canadense Jo-Anne McArthur, é algo que tanto você – principalmente – que usa as ‘vestimentas selvagens’ quanto você que não se traja com pele animal não devem ignorar.
Em visita a fazendas de peles espalhadas pelo mundo, a fotojornalista captou nas lentes de suas câmeras o sofrimento de bichos que são mantidos em cativeiro – sob as piores condições possíveis, vale ressaltar – a espera de terem suas peles extraídas para que os luxos da moda sejam sustentados.






Durante as visitas, Jo-Anne tirou várias fotos durante a noite – muitas delas sem autorização dos proprietários dos locais. E chegou inclusive a acompanhar missões de resgate, como por exemplo uma em que raposas e visons foram resgatados pela equipe do grupo ‘Montreal SPCA’.
Contudo, infelizmente nem todos os animais podem ser salvos e têm as fazendas como “lar” até o momento de sua morte. E esta, é cruel. Choques, injeções e gases letais costumam ser os métodos mais aplicados para tirar a vida destes bichos. E mesmo quando não são mortos para virar bolsas e casacos, muitos são resgatados em situação tão precária que precisam ser sacrificados.
No livro We Animals, de autoria da canadense, ela relata que o torna a situação ainda mais triste é que as fazendas costumam ficar próximos a locais onde estes bichos vivem na natureza. Ou seja, a cor verde da liberdade está diante de seus olhos enquanto seu destino em vida é marcado por uma gaiola minúscula.






Vale a pena comprar roupas feitas com pele de animal?
Fotos: Jo-Anne McArthur













